Código do Dojo na Hive.log

dezembro 8, 2007

O código produzido na primeira reunião do DojoRecife na Hive.log já está disponível no svn do google. “http://dojorecife.googlecode.com/svn/trunk/” no diretório “bowling-20071206/”.

A solução foi desenvolvida a 8 mãos utilizando junit 4.4 e hamcrest. No final, 3 classes e 10 test cases. Confiram!


Coding dojo dentro da empresa

dezembro 6, 2007

Quero dizer aos navegantes, que em breve retomaremos os encontros públicos do dojo. Por enquanto, estou introduzindo o dojo na empresa onde trabalho, como ferramenta para aprimoramento da nossa equipe de desenvolvimento. Hoje ocorreu a primeira reunião, que, a princípio será semanal. Infelizmente, por enquanto não posso convidar a todos para participar do encontro lá. (Claro, posso chamar os de lá para participar do encontro daqui, mas lá é mais simples para se reunir!)

Pelo feedback dos participantes, a idéia de desenvolver orientado por testes pareceu bastante convidativa. Eles perceberam que dar passos pequenos não significa andar devagar. Pelo contrário, manter o controle sobre a qualidade do software produzido tráz benefícios de qualidade e produtividade. Para a maioria foi a primeira experiência com TDD e com programação em pares. Para alguns foi inclusive a primeira vez com junit.

Apropo: fizemos o problema do placar do jogo de boliche – disponibilizo o código em breve. Utilizamos o novo Junit 4.4, que faz uso extensivo da API hamcrest, que torna o código de testes bem mais legível. O Eclipse IDE e a possibilidade de eleger static imports favoritos, dão um suporte excelente ao desenvolvimento com o junit.

Sem dúvida a experiência do uso do dojo dentro da empresa trará muitas lições e elas serão compartilhadas aqui no blog. A principal idéia, para estreitar o gap entre toy problems e real-life development é introduzir, pouco a pouco, problemas mais próximos da vida real, utilizando mock objects, dbunit


Continuous Testing

setembro 21, 2007

Continuous testing é uma maneira de programar rodando os testes automaticamente quando os arquivos são salvos. Num post bem interessante, Ben Rady, da Object mentor, fala um pouco sobre os benefícios desta técnica. Confira!


Código da primeira reunião do Coding Dojo Recife

agosto 5, 2007

O código produzido na primeira reunião do DojoRecife já está disponível no svn do google. “http://dojorecife.googlecode.com/svn/trunk/” no diretório “pokerhand-20070725/”

Bastante código foi produzido.. acho que o primeiro desafio foi o pokerhand.

Aos que estavam presentes, serve para olhar tudo o que foi produzido

Aos que não foram, serve como prévia para as próximas reuniões.


What’s next?

julho 30, 2007

Ainda acho cedo pra trazer alguma novidade já no próximo encontro… já foram tantas de uma vez no primeiro encontro… mas prometer que Marcos vai fazer uma edição com ruby, e que ainda vamos fazer mock objects , BDD


Primeiro encontro…

julho 27, 2007

Bem pessoal, a partir de hoje começo a escrever aqui no blog.

A gente contou com cerca de 10 pessoas que participaram bastante da sessão e puderam enriquecer nosso encontro, como haviamos planejado. O rodízio dos pares começou por mim e foi acontecendo a cada 5 minutos.

Contamos com participantes com todos os níveis de conhecimento: todos sabiam java, alguns sabiam junit, poucos já tinham tido experiência prévia com TDD. Tudo isso enriqueceu e tornou o encontro bastante proveitoso. E se a platéia é importante para encaminhar uma palestra qualquer, num exercício de Code Dojo, é absolutamente fundamental. Fica aqui mais uma vez meu agradecimento a todos que compareceram e participaram.

Esse primeiro encontro teve muito mais a cara de uma demonstração do exercício. Aos que puderam participar, não se sintam frustrados por não termos terminado o desafio, ele é apenas um tempero para o exercício. Nas próximas reuniões, com os participantes mais acostumados com a dinâmica, logo chegaremos à solução do desafio lançado, ou entao partiremos para um novo desafio, caso vocês não aguentem mais poker!

As lições aprendidas nesse primeiro exercício:

  • Talvez 5 minutos seja pouco tempo, principalmente para os iniciante;
  • Alternar os âncoras e os iniciantes nos papéis de piloto e co-piloto é mais interessante;

O código produzido eu estou procurando onde postar, logo que estiver disponível eu aviso aqui.


Primeira reunião do Dojo Recife

julho 22, 2007

Está marcada para esta próxima quarta-feira (25 de julho de 2007) a primeira reunião do Dojo Recife. Para o pontapé inicial temos:

local: Centro de Informática – UFPE (Recife – PE) – Sala B001 (antiga M1)

horário: 19:00h

desafio:

Criar um identificador de mãos de poker. Dada uma série de cartas (mão), o software deve indicar qual jogada ela representa (par,trinca, quadra, full house etc). Este desafio também foi utilizado no CodingDojo Floripa e CodingDojo Finland e o ranking das cartas do jogo pode ser encontrada aqui.

Linguagem de Programação: Java

Serão utilizados conceitos de TDD juntamente com a ferramenta de testes unitários JUnit.

Nesta primeira reunião contamos com a participação de Ricardo Cavalcanti do XPRecife.

Os interessados devem postar nesta mensagem seu nome e seu e-mail para contato.


Criacao do Dojo Recife

julho 11, 2007

Por iniciativa dos alunos do Centro de Informática – CIn – UFPE juntamente com o apoio dos membros da lista de discussão XP-Recife foi criado o dojo Recife com o intuito de difundir boas práticas de programação entre os membros participantes.

Essa técnica de treinamento remete as artes marciais, onde se repetiam os movimentos até exaustão fazendo pequenas melhorias a cada nova repetição. Isso fazia com que os movimentos se tornassem cada vez mais precisos e instintivos. No caso de programação, são colocados desafios simples para serem resolvidos por um grupo de programadores. Deve haver um rodízio nas posições de programador (piloto e co-piloto), enquanto as outras pessoas aguardam sua vez assistindo a produção do novo código pelo projetor ligado ao computador.

Os desafios serão resolvidos utilizando a metodologia de TDD (Test Diven Development). Todo o código produzido em encontros divulgados no blog serão disponibilizados no mesmo soba licença GPL.

O principal objetivo é difundir ainda mais o método de desenvolvimento orientado a testes e incentivar o uso de testes de unidade, assim como a comunicação entre os programadores. As boas práticas de programação estão incluídas indiretamente, visto que o código produzido deve ser entendido por todos os espectadores.

Local:

O Dojo Recife será realizado no Centro de Informática – UFPE quinzenalmente. A sala e o desafio serão previamente divulgados.

Outros dojos espalhados pelo mundo:
Floripa Conding Dojo
Pitsburgh Coding Dojo
Finland Coding Dojo

Referências:
http://www.sourcextreme.org/index.php/Coding_Dojo
http://butunclebob.com/ArticleS.UncleBob.TheProgrammingDojo
Floripa Conding Dojo